Notícias

Nova Diretoria da AAMICA eleita

Prezados Associado e Associada,

No dia 08 de dezembro de 2020, em Assembleia Geral Virtual, pelo serviço Google Meet (primeira chamada às 19h e segunda chamada às 19h15) ocorreu o processo eleitoral para a escolha da nova Diretoria e Conselhos Consultivo e Fiscal da AAMICA.

A assembleia foi constituída de dois momentos: primeiro a antiga Diretoria apresentou relatório de atividades e prestação de contas (período dezembro de 2019 até dezembro de 2020). Em seguida a Comissão Eleitoral/Especial assumiu a direção da assembleia e coordenou o processo eleitoral. A chapa Capitólio Pública e os dois conselhos foram eleitos por aclamação. Seguindo os requisitos estabelecidos pelo estatuto a Comissão Eleitoral/Especial deu posse a nova Diretoria. Por fim, o Presidente Luiz Antonio Timm Grassi fez o discurso de agradecimento e comunicou as primeiras atividades a serem executadas pela nova diretoria.

Diretoria eleita (Gestão 2021-2022):

Presidente: Luiz Antonio Timm Grassi;

1º Vice-presidente: Juliana Vieira Costa;

2º Vice-presidente: Pedro Luiz Avila Chiarelli;

1º Secretária: Alice Dubina Trusz;

2º Secretária: Suzete Maria Manfron;

1º Tesoureiro: Pedro Guindani Lopes de Almeida;

2º Tesoureira: Elisabete Tomasi.

Conselho Consultivo eleito (Gestão 2021-2022):

Titulares: Simone Graciela Derosso, Laura Spritzer Galli e Jacqueline Custódio.

Suplentes: Marisa Soares Grassi, Adriane da Silva e Arlette Yolanda de Freitas Mabilde.

Conselho Fiscal (Gestão 2021-2022):

Titulares: Jaime Rodrigues, João Pedro dos Santos Fleck e Cláudia Moritz.

Suplente: Isabel Emília Vier Loss.

Contato com a Comissão Eleitoral pode ser feito pelo e-mail: eleicaoaamica2020@gmail.com

Porto Alegre, 10 de dezembro de 2020.

Atenciosamente,

Comissão Especial / Eleitoral – AAMICA

Eleições da AAMICA – Assembleia-Geral virtual 08/12

Prezados Associado e Associada,

Bom dia.

Lembramos que amanhã (08/12) ocorrerá a Assembleia-Geral virtual para a eleição da próxima direção da AAMICA. A eleição conta com a chapa única “Capitólio Pública”. Também serão eleitos neste pleito o Conselho Consultivo e o Conselho Fiscal.

Enviaremos para o e-mail dos associados aptos a votar o link da sala virtual da Assembleia-Geral às 18h30.

Eleição AAMICA: 08 de dezembro de 2020, em Assembleia-Geral virtual pelo serviço Google Meet, com primeira chamada às 19h e segunda chamada às 19:15 min.

Nominata da chapa “Capitólio Pública”:

Contato com a Comissão Eleitoral pode ser feito pelo e-mail: eleicaoaamica2020@gmail.com

Porto Alegre, 07 de dezembro de 2020.

Atenciosamente,

Comissão Especial / Eleitoral – AAMICA

Eleições da AAMICA – chapa homologada

Prezados Associado e Associada,

Informamos que recebemos a inscrição da chapa “Capitólio Pública”, a qual está homologada. Lembramos que segundo o estatuto o prazo de inscrição de chapa(s) encerrou no dia 28 de novembro de 2020.

A chapa “Capitólio Pública” apresenta a seguinte nominata:

Presidente: Luiz Antonio Timm Grassi;

1º Vice-presidente: Juliana Vieira Costa;

2º Vice-presidente: Pedro Luiz Avila Chiarelli;

1º Secretária: Alice Dubina Trusz;

2º Secretária: Suzete Maria Manfron;

1º Tesoureiro: Pedro Guindani Lopes de Almeida;

2º Tesoureira: Elisabete Tomasi.

Data do pleito: 08 de dezembro de 2020, em Assembleia-Geral virtual pelo serviço Google Meet , com primeira chamada às 19h e segunda chamada às 19:15 min. O link para a sala virtual será enviado para o e-mail dos associados.

Contato com a Comissão Eleitoral pode ser feito pelo e-mail: eleicaoaamica2020@gmail.com

Porto Alegre, 03 de dezembro de 2020.

Atenciosamente,

Comissão Especial / Eleitoral – AAMICA

Eleições da AAMICA – requerimento para inscrição de chapa

Prezados Associado e Associada,

Em continuidade ao processo eleitoral da AAMICA enviamos em anexo requerimento para inscrição de chapa. O documento deve ser preenchido por cada integrante e enviado para o e-mail da comissão eleitoral (eleicaoaamica2020@gmail.com) até o dia 28/11.
Reforçamos que a chapa deverá contemplar os cargos de Presidente, 1/° Vice-presidente, 2° Vice-presidente, 1° Secretário, 2° Secretário, 1° Tesoureiro e 2° Tesoureiro.

Acesse o requerimento para inscrição de chapa:

Porto Alegre, 23 de novembro de 2020.

Atenciosamente,

Comissão Especial / Eleitoral – AAMICA

Enquanto houver racismo, não haverá democracia – Coalizão Negra Por Direitos

A AAMICA vem a público se juntar às vozes que exigem justiça para João Alberto Silveira de Freitas, o Beto, assassinado de forma brutal e inaceitável em um dos estabelecimentos da rede Carrefour em Porto Alegre, no dia 19 de novembro de 2020. Beto era um homem negro de 40 anos.

O racismo estrutural tem ceifado muitas vidas negras e naturaliza ações de discriminação e todo tipo de violência; o silêncio e a impunidade só contribuem para o recrudescimento dessa violência. Tod@s @s que negam ou minimizam a existência do racismo, como o vice-presidente Mourão (justamente no dia da Consciência Negra) e a delegada Roberta Bertoldo, responsável pela investigação do crime, contribuem para a intensificação da violência contra negros e negras. 

Ir ao mercado, fazer compras e voltar para casa não pode ser um privilégio de pessoas brancas.

Além da prisão dos perpetradores do bárbaro homicídio, o Carrefour deve responder pelo crime. A nota divulgada no twitter pela empresa “lamentando profundamente o caso” e as medidas adotadas, eximindo-se da sua responsabilidade, é uma afronta à decência e à justiça.

Assassinato é crime. Racismo é crime. 

Estamos com a Coalizão Negra: Boicote Nacional ao Carrefour.

BASTA!!!!  VIDAS NEGRAS IMPORTAM!!!

Informe nº01 – eleições da AAMICA/2020.

Prezados Associado e Associada,

Segue informação preliminar, nos próximos dias complementaremos as orientações necessárias, a respeito do processo que elegera a próxima direção da AAMICA.

– Data do pleito: 08 de dezembro de 2020, em Assembleia-Geral virtual pelo serviço Google Meet , com primeira chamada às 19h e segunda chamada às 19:15 min;

– O prazo para inscrição de chapa(s) encerra-se no dia 28 de novembro de 2020. A nominata deverá contemplar os cargos de Presidente, 1/° Vice-presidente, 2° Vice-presidente, 1° Secretário, 2° Secretário, 1° Tesoureiro e 2° Tesoureiro;

– O Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo serão eleitos na própria Assembleia-Geral virtual na data de 08/12;

– Poderão participar do processo eletivo (votar e ser votado) os associados até a data de 08 de setembro de 2020;

– Contato com a Comissão Eleitoral pode ser feito pelo e-mail: eleicaoaamica2020@gmail.com

Porto Alegre, 18 de novembro de 2020.

Atenciosamente,

Comissão Especial / Eleitoral – AAMICA

​Edital de convocação para eleições da AAMICA/2020.

Pelo presente edital, nos termos do estatuto da entidade, no que couber, e conforme decisão da Assembleia Geral Extraordinária realizada em 05 de novembro último, faço saber que serão realizadas as eleições para a Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo da Associação dos Amigos do Cine-Theatro Capitólio, no dia 08 de dezembro de 2020, em Assembleia Geral Virtual, pelo serviço Google Meet, com primeira chamada às 19h e segunda chamada às 19h15. A Comissão Especial, que conduzirá essas eleições, é formada por Davi Aragão Vieira, Jorge Bettiol e Eliane Carniel Dias. O prazo de inscrição das chapas para a Diretoria encerra no dia 28 de novembro de 2020; cada nominata deve contemplar os cargos de Presidente; 1º Vice-presidente; 2º Vice-presidente; 1º Secretário; 2º Secretário; 1º Tesoureiro e 2º Tesoureiro. O Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo, ambos constituídos por três titulares e três suplentes serão aprovados na Assembleia do dia 08 de dezembro, não sendo obrigatória a inscrição anterior. O mandato é de 2 (dois) anos e pode concorrer quem se associou há, pelo menos, 3 (três) meses da data da eleição. Em breve, a Comissão Especial entrará em contato para informar os detalhes do processo eleitoral. Importante salientar que a Assembleia será virtual em decorrência da crise sanitária do novo coronavírus, que continua apresentando número elevado de contaminação em Porto Alegre.

Porto Alegre, 06 de novembro de 2020.

Luiz Antonio Timm Grassi

Presidente da AAMICA

Acesse o edital em PDF:

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL DA AAMICA

Convocamos a tod@s associad@s para a Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada de forma virtual, na próxima quinta-feira, dia 05 de novembro, às 18h30 (em primeira chamada, e às 19h, em segunda chamada, com qualquer quórum), para tratarmos das eleições para a nova diretoria da entidade, que deve ocorrer ainda em dezembro deste ano.

Lembrando que, na reunião de reativação da Associação, realizada no final do ano passado, foi eleita uma Comissão Diretiva, em caráter provisório, com a tarefa imediata e urgente de promover ações em defesa da Cinemateca Capitólio Pública e, em seis meses, encaminhar novas eleições da entidade. Em virtude da pandemia do coronavirus, o prazo foi prorrogado até dezembro de 2020.

Pauta:
Informes sobre a regularização da AAMICA;
Eleições para a diretoria e conselho fiscal (escolha da comissão eleitoral, prazos, normas de participação, formas de votação …);
Outros informes (terceirização, atividades realizadas).

O link para participação será disponibilizado na véspera (dia 04, quarta-feira) por e-mail.

Luiz Antonio Timm Grassi
Presidente da AAMICA

Assista a 3ª painel virtual da AAMICA – Cinemateca Capitólio Em Cartaz

A Associação dos Amigos da Cinemateca Capitólio em seu terceiro painel virtual conversou sobre o que entra em cartaz em uma instituição como a Capitólio. Quais os critérios, conceitos e desafios que norteiam a escolha dos filmes a serem exibidos? Qual a ligação da programação e outros projetos da Cinemateca? O que a diferencia dos cinemas comerciais? E de outros cinemas alternativos? Qual a sua relação com a produção de cinema local?

Convidados:

Ana Luiza Azevedo, Diretora e Roteirista. Sócia da Casa de Cinema de Porto Alegre. Dirigiu e roteirizou longas, curtas e séries, entre eles Aos Olhos de Ernesto (ficção/2019); Primavera das Neves (documentário/2017); Antes que o Mundo Acabe (ficção/2010); Três Minutos (ficção/curta-metragem/1999); Ventre Livre (documentário/média-metragem/1994); Barbosa (ficção/curta-metragem/1999); as séries Doce de Mãe/TV Globo (2015) e Grandes Cenas/Canal Curta! (2016). Foi programadora do Cine Santander de 2001 a 2011. É presidente do Conselho Consultivo da Cinemateca Capitólio. 

Leornardo Bomfim, Programador de cinema. Graduado e mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Editor-chefe e coordenador do grupo de estudos de cinema da revista Aurora/ Cine Clube Academia das Musas; colaborador da revista Teorema; foi um dos criadoresda revista Zinematógrafo; editor do catálogo Mostra Nouvelle Vague Tcheca, em 2014. Foi diretor de A Marchinha Psicótica de Dr. Soup (videoclipe, 2006)e Nas Paredes da Pedra Encantada (doc./2011). Foi gerente assistente do Cineespaço Bourbon Wallig (2012 / 2013). Foi programador da Sala de Cinema P. F. Gastal (2013 a 2015). Programador da Cinemateca Capitólio, desde 2015.

Mediação: Luiz Antonio T. Grassi, presidente da AAMICA.

#livedaAAMICA

#RedeSoberania

#BrasildeFatoRS

International Federation of Film Archives (A Federação Internacional de Arquivos de Cinema) – manifesto em apoio a Cinemateca Brasileira

International Federation of Film Archives (A Federação Internacional de Arquivos de Cinema), organização que reúne as principais instituições do mundo no campo da herança de imagens em movimento, organizou um manifesto em apoio a Cinemateca Brasileira, que está com seu futuro em risco. São mais de 30 vídeos de instituições ligadas ao cinema de vários lugares do mundo celebrando a importância da Cinemateca Brasileira.

ACESSE:

https://www.fiafnet.org/pages/News/Cinemateca-Brasileira-video-messages.html

A mensagem completa da International Federation of Film Archives:

Mensagens de vídeo em comemoração à Cinemateca Brasileira:

A Cinemateca Brasileira, uma das filiadas mais antigas da FIAF, está em uma situação muito difícil – todo o seu quadro de funcionários foi demitido há algumas semanas e o futuro da instituição está seriamente ameaçado. Para mostrar nosso apoio, pedimos a colegas da comunidade da FIAF ao redor do mundo que gravassem uma curta mensagem em vídeo celebrando a Cinemateca e sua equipe. Os vídeos serão exibidos durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (22 de outubro a 4 de novembro). O cineasta brasileiro Walter Salles, forte defensor da causa da Cinemateca, receberá o troféu do Prêmio FIAF 2020 na noite de encerramento do Festival Internacional de Cinema de São Paulo, no dia 4 de novembro. Veja abaixo as mensagens recebidas. Todas as não entregues em português são legendadas nesse idioma para o público do Festival Internacional de Cinema de São Paulo. (tradução nossa).