Cinemateca Capitólio

É um Espaço Cultural ligado a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre que temcomo função principal a preservação, o armazenamento e  a difusão da memória do cinema e do audiovisual do Rio Grande do Sul. A conclusão das obras da Cinemateca Capitólio representou um momento histórico na vida cultural de Porto Alegre. Iniciado há mais de uma década, o longo e complexo processo de restauração do Cine-Theatro Capitólio, uma das mais luxuosas salas de cinema da cidade, além de recuperar a vocação original do espaço como sala de exibição, também teve o objetivo de transformar o prédio em um local destinado à preservação da memória audiovisual do Rio Grande do Sul.

Seus espaços internos foram reorganizados, criando-se uma sala de cinema de 164 lugares, sala de projeção multimídia, Centro de Documentação que conta com espaço para acervos e pesquisa, espaço para café, loja com produtos temática cinema e uma galeria de exposição.

Sala de Cinema

A Sala de Cinema da Cinemateca Capitólio possui uma sala stadium com 164 lugares, tendo sessões permanentes de terças a domingos. Os ingressos são subsidiados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre possuindo valor de R$16,00 para os filmes em cartaz e R$10,00 para as demais sessões, com meia entrada para idosos e estudantes (pagamento em dinheiro). Aceitamos o cartão vale cultura.

Contato: 

Bilheteria: (51) 3289 7450 (abre meia hora antes de cada sessão)

Portaria: (51) 3289 7453

Centro de Documentação E Memória

O Centro de Documentação e Memória Capitólio é responsável pela prospecção, preservação e difusão da Memória do Cinema Gaúcho e Brasileiro, Hoje o acervo audiovisual conta com mais de 11.000 mil títulos, sendo composto também por outros documentos como fotografias, cartazes, livros, revistas, catálogos, objetos e arquivos pessoais de cineastas, críticos de cinema, jornalistas, entre outros totalizando um acervo de mais de 60 mil itens.

Atendimento à pesquisa – Biblioteca:

As pesquisas nos materiais bem como a utilização das salas de pesquisa são de uso gratuito. Horário de atendimento é de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h:30min às 17h30min. Mais informação:  pesquisacapitolio@gmail.com ou pelo telefone (51) 3289 7464

Acervos

Tratamento técnico dos filmes em películas

Visitas Guiadas:

Visita pelo interior da Cinemateca Capitólio inaugurada em março de 2015 com a proposta de conhecer o prédio histórico, seus espaços e serviços. As visitas são realizadas com agendamento prévio, através dos contatos abaixo, onde devem ser informados os seguintes dados e aguardar a confirmação. 

Data solicitada, turno da visita, instituição, motivo da visita, nº. de pessoas e faixa etária dos   visitantes. Agendamento: cdmcapitolio@gmail.com ou pelo telefone (51) 3289 7463.

Recebimento de Doação de Acervos:

A Cinemateca recebe acervos diversos ligado ao cinema como: vídeos, filmes em películas, fotografias, roteiros, recortes de jornais, relatórios, folders, cartazes, folhetos, livros, revistas, informativos, peças históricas, etc.

Maiores informações: cdmcapitolio@gmail.com ou nos telefones 51 32897463 ou 7464.

Programa Educativo

Programa de Alfabetização Audiovisual

O Programa de Alfabetização Audiovisual realiza ações de exibição de filmes para estudantes e professores da Educação Básica, formações docentes e cursos de extensão universitária, oficinas de introdução à realização audiovisual, mostras de cinema estudantil, além de produzir pesquisa, reflexão teórica e publicações na área do cinema, audiovisual, educação e formação de público para o cinema nacional.

Contato: (51) 3289-7460 / 7461 / 7462

e-mail: alfabetizacaoaudiovisual@gmail.com

Sala Multimídia Décio Andriotti

A Sala é destinada à realização de cursos, oficinas, palestras e exibição de filmes, esta equipada com projetor de filme digital de alta definição e tem capacidade para 40 pessoas.

Galeria de Exposições

A Galeria de exposições tem por finalidade acolher exposições ligadas ao audiovisual desenvolvidas internamente ou externamente ligadas a projetos e mostras de filmes projetados na Cinemateca.

Loja Geração POA

É uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde e a Secretaria Municipal da Cultura , por meio da Coordeção de Cinema e Vídeo. A Loja oferece produtos personalizados para a Cinemateca Capitólio como blocos, canecas, cadernos, bolsas, entre outros materiais usando o cinema como temática.

Links importantes

Site da Cinemateca Capitólio: http://www.capitolio.org.br/

Página da Cinemateca Capitólio no facebook: https://www.facebook.com/cinemateca.capitolio/

Site do Programa de Alfabetização Audiovisual: http://alfabetizacaoaudiovisual.blogspot.com

Portal para pesquisa do acervo da Cinemateca Capitólio: http://capitolio.org.br/portal

Blog da Cinemateca Capitólio: http://cinematecacapitolio.blogspot.com/

Arquivos

Pesquisas acadêmicas envolvendo a AAMICA e a Cinemateca Capitólio.

Entre memória e preservação : uma etnografia sobre a implantação da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre – RS
Dissertação, 2008
Simone Rolim de Moura
Acesse: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/13813

A volta do cinema de calçada: uma análise do imaginário da Cinemateca Capitólio Petrobras
Trabalho de conclusão de graduação, 2018
Mônica Figueiredo Dawud
Acesse: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/190108

Arquivos cinematográficos: um estudo sobre a difusão do acervo da Cinemateca Capitólio
Trabalho de conclusão de graduação, 2015
Eliane Carniel Dias
Acesse: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/135051

Arquivos pessoais : a institucionalização na cinemateca Capitólio Petrobras
Trabalho de conclusão de graduação, 2017
Carla Maria Ranheiri Celestino
Acesse: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/177701