MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DA CINEMATECA CAPITÓLIO

Diante das notícias veiculadas a respeito das contratualizações no âmbito da cultura do município de Porto Alegre e, em especial, da Cinemateca Capitólio, a Associação dos Amigos da Cinemateca Capitólio (AAMICA) reafirma sua firme posição em defesa da gestão pública direta dos equipamentos culturais da cidade.

Independentemente dos aspectos operacionais superficialmente lançados, cujo teor ainda não foi trazido ao conhecimento público e muito menos debatido com a comunidade porto-alegrense, a AAMICA considera não haver, por parte da autoridade municipal, razões exequíveis para transferir a gestão da Cinemateca Capitólio a uma entidade privada. No quinto aniversário desse importante espaço cultural, a ser comemorado em 27 de março próximo, o
Governo Municipal decide que o “presente” deve ser a terceirização do espaço e da sua política cultural.

Apesar do descaso e do quase total contingenciamento de recursos, a equipe de funcionários tem administrado a Cinemateca com muita competência e esmero, fato reconhecido inclusive por esse governo que, em recente matéria, afirmou que haverá uma economia de 25% para os cofres públicos, mas não apresentou um único dado que comprove a afirmação.

Entendemos que o Poder Público não deve deixar de cumprir seu papel central de promotor da Cultura. E uma instituição como a Cinemateca, construída ao longo de um processo de muitos anos com a participação ativa de setores do meio audiovisual e da população, esta representada pela AAMICA, não pode ter seu planejamento, seus serviços e seu acervo terceirizados.


Porto Alegre, 28 de fevereiro de 2020


Associação dos Amigos da Cinemateca Capitólio

Acesse o manifesto em PDF:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s