Loja GerAção POA – Cinemateca Capitólio

A GerAção/POA – Oficina Saúde e Trabalho é um serviço do SUS, da Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Porto Alegre, que promove ações em saúde, trabalho, educação e inclusão para pessoas com sofrimento psíquico. O serviço é referência para todo o território de Porto Alegre e recebe pessoas encaminhadas pela Rede de Atenção Psicossocial que desejam retomar atividades de trabalho.

Tem por objetivo estimular o desenvolvimento de atividades, trocas sociais e reflexão de novas perspectivas de trabalho. No cotidiano, o trabalho é construído coletivamente, desde a tomada de decisões, aprendizagem, produção, comercialização e gerenciamento de todo o processo. Os produtos confeccionados pelos usuários nas oficinas de trabalho são comercializados na Loja GerAção/Cinemateca Capitólio. Inaugurada em maio de 2017, a Loja materializa a realização de um sonho.

A partir da conquista desse espaço de comercialização na Cinemateca Capitólio, todo o atendimento e gerenciamento da Loja passou a fazer parte de nosso cotidiano de trabalho, aumentando significativamente as relações de autonomia protagonizadas pelos usuários.

A renda obtida por meio da comercialização dos produtos é dividida entre os
usuários que trabalharam no mês, de acordo com o número de presenças dos usuários nas diversas atividades de trabalho. Vinte por cento do total das vendas é destinado para a compra de material necessário para confeccionar os produtos. Tem-se, em média, 100 pessoas participando das oficinas de trabalho e complementando a sua renda com o dinheiro da comercialização destes produtos.

Do ponto de vista psicossocial, o desenvolvimento destas atividades contribui para a autonomia do sujeito a partir de processos de trabalho onde estes reconhecem suas habilidades, competências, senso crítico e de coletividade, possibilitando novas relações de trabalho, fortalecendo, assim, sua cidadania.

Toda a produção é feita a partir da transformação de matéria prima descartada em produtos, tais como cadernos e blocos de papel artesanal, sacolas ecológicas bordadas e serigrafadas, velas aromáticas, peças de mosaico, camisetas serigrafadas, entre outros.

Durante estes dois anos e meio de parceria com a Cinemateca Capitólio a partir do nosso gerenciamento da Loja, vivenciamos muitos momentos em que a inclusão social contribuiu para a integração de fato dos usuários nesse espaço tão importante no cenário cultural da cidade. Destacamos também a disposição da equipe de trabalhadores da Cinemateca Capitólio, que se mostrou sempre cuidadosa com os processos de inclusão dos usuários da GerAção POA com muita sensibilidade e acolhimento às diferenças. A Loja promove um circuito de pertencimento como trabalhador dentro de um equipamento cultural, fortalecendo a rede de vínculos e relações com a cidade.

Texto: Equipe GeraAção POA.

Para conhecer:

http://www.capitolio.org.br/loja-geracaopoa-cinemateca/

https://pt-br.facebook.com/geracaopoa/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s